sábado, 15 de novembro de 2008

Gente hipócrita



No tempo ja minha juventude, quando nos manifestavamos contra Salazar e Marcelo Caetano, e atiravamos ovos como desacordo pela ditadura e pela Guerra colonial, os actuais governantes chuchalistas (tradução: socialistas), achavam que esses jovens (nós na época) praticavamos actos heróicos, porque de seguida tinhamos a pide, a GNR, a PSP e a legiao portuguesa, em grande correria e interrogatório, a forçar que admitissemos que eramos comunistas para poderem justificar a prisao em nome de uma coisa que se chamava na altura, protecçao da nação e do estado.

Ora esses na altura meninos como eu, e fez-me lembrar que se calhar o próprio Durão Barroso, na altura MRPP, lutavamos contra aquilo que achavamos prepotencia, arrogancia, despotismo, barbaridade entre outros adjectivos, e agiamos em conformidade com aquilo que sentiamos ser a luta pelos direitos humanos e pelos direitos civeis que nos foram consagrados em 1974.

Hoje, esses meninos da época, hoje ministros, secretários de estrado (meti estrado e nao estado, porque eles gostam é do estrado e serem vistos ao longe), conseguiram chegar as chefias dos partidos, sejam eles quais forem, porque aprovavam, e ás vezes sem ter mexido uma palheira, como bons oportunistas que são, misturavam-se com os puros que andavam a frente a dar a cara, e depois vinham-se vangloriar para as sedes, que eram heróis de gema e de coragem por aquilo em que acreditavam.

Nós sabemos que com a idade, algumas pessoas ficam parvas, e em vez de progredirem, ficam mesmo snobes, e quando se apanham com o poder, então aí vai de mal a pior, porque nao se querem lembrar de que ja foram vitimas desta sociedade hipócrita, mas que hoje como enchem os bolsos a custa do zé pagode, não lhes dá jeito e convém de facto demonstrar que as actitudes (quanto a mim mais que civicas dos jovens que protestam pelo que querem acreditar) sao actitudes reprováveis e de falta de educação.

Será que esta gente pensa que só fica pelos ovos a manterem comportamentos como estao a manter? Serám que a história nao os faz aprender, que quando se solta um cão que esta preso ele se esbarra contra tudo e contra todos e nao olha a boas maneiras?

Se calhar é melhor lembrar a essa gente toda, que no 25 de abril, se nao morreram policias queimados dentro das carrinhas (tal era o ódio que existia contra, por se viver demasiados anos esmagados e abusados como hoje estamos a ser, senão veja-se o desplante de mandar a policia andar a perseguir os automobilistas porque o orçamento tem de bater certo), e que só porque havia e há ainda boas almas sem rancor que o impediram? (eu fui um deles que me opus á vingança, contra todos aqueles que nos oprimiam policia incluida).

Bem, se os moços só atiram com ovos, devem estar ainda só a praticar a revolta, porque em frança, encendiaram carros, partem tudo o que se passa pela frente, e gente com revolta e com ódio, é melhor nao alimentar senhores ex-putos de luta antifascista hoje ministros e secretarios de estado (se nao foram mesmo a pala de outros que deram a vida para que hoje estejam a receber os louros daqueles que combateram), porque uma populaçao revoltada e insatisfeita, não há exército que a pare, e muito menos boas palavras ditas na imprensa a tentar conotar estes moços que pelo menos sabem o que não querem, que é um passo para saberem mais tarde o que querem.

Antigamente, os ministros demitiam-se quando havia manifestaçoes contra uma politica, pois os cidadãos é que devem dizer o que acham certo e o que é errado, e não a prepotencia de um ministro ou de uma ministra apoiada pelo primeiro ministro, que não é menos responsável pela ordem das coisas actualmente, e que tantas promessas eleitorais fez, e que agora faltando á verdade (aprendi esta com os politicos, porque faltar á verdade nao é mentir, embora eu não veja a diferença) nos tenta atirar consecutivamente com areia aos olhos com magalhaes e outras tecnologias, provavelmente pensando que a populaçao estudantil um dia destes tenha liçoes on line sem sair de casa, e ele nao precise de professores, e depois, os pais dos alunos fazem os testes por eles (nao precisam de ser testados por professores) e recebem diplomas de engenheiros com boas notas e podem ser primeiros ministros sem grande esforço.

Acho que por hoje já chega, mas ja agora vale a pena pensar nisto, e se calhar engrandecer estes jovens que até se revelam com vontade de participação no país, que está morto, e que precisa de sangue a ferver para mudar e inovar, e nao mentes completamente snobistas, que so pensam em patamares e se estao literalmente a cagar para o povo, como se este país fosse um reinado, e o rei é que tivesse poder absolutista, mas mesmo assim, a história lembra-nos que até por muito injusto que tenha sido, o regicidio aconteceu, e como sempre, quando aconteceu, os replubicanos vangloriaram-se de ter deposto o regime... que tal? a história ensina ou não? querem aprender??? lembrem-se são só ovos... se fosse coctails molotovs a musica era pior nao? que tal agradecerem em vez de contestarem tanto?

E por aqui me fico

Beijos a quem é de beijos

Miro

Sem comentários: