quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Homens acordem!

Há uns dias li um artigo interessantíssimo num jornal. O artigo em causa era sobre a taxa de natalidade na Europa, que como já se sabe esta a diminuir. Que os países mais a Norte têm mais filhos que no sul já era sabido, a razão apresentada pelos autores é que foi algo em que eu nunca tinha pensado. Também já é sabido que no norte da Europa se ganha melhor que no sul, mas segundo os autores as razões para se terem menos filhos vão para além disso. O que os autores explicaram foi seguinte. Nas sociedades do norte, há mais igualdades dentro da família, ou seja, os membros do casal dividem as tarefas domésticas de um modo mais igual. Em sociedades mais conservadoras, as tarefas do lar estão maioritariamente a cargo da mulher (pois lavar e limpar não são tarefas adequadas a um macho!)
Bem, eu como mulher entendo isto perfeitamente. Se trabalho o mesmo número de horas que o marido, e tenho a educação dos filhos a meu cargo, bem como lavar, passar, cozinhar e limpar, já para não falar do facto de que na sociedade em que vivemos há uma pressão enorme sobre as mulheres (principalmente as mais jovens) para estarem sempre lindas, e isso, evidentemente custa tempo e requer paciência! (pois, os homens ás vezes também são uns queridos em reparar que a mulher esta a engordar, ou que o cabelo não está arranjado, mas nunca se perguntam porque será que isso acontece!).
Hum... há aqui qualquer coisa que não está bem. Se ambos chegamos a casa cansados do trabalho, porque é que eu tenho que ir cozinhar e limpar a cozinha depois do jantar enquanto o marido está a ver televisão? Se calhar se tiver menos um filho tenho menos uma responsabilidade e talvez mais um bocado de tempo livre (e descanso!). E se não tiver filhos, então tenho definitivamente mais tempo livre e muito mais descanso. Com isto não quero parecer egoísta, mas a verdade é que todos nós precisamos de um bocadinho de tempo só para nós todos os dias, trata-se apenas de qualidade de vida.
Por isso homens, está na hora de darem não uma mas as duas mãos lá em casa. Não há nada de errado em lavar a loiça e fazer o jantar. E se as tarefas forem bem divididas, as vossas mulheres têm um bocadinho mais de tempo livre, certamente irão sorrir mais , e quem sabe, quererão ter mais filhos.

1 comentário:

Ana Coelho disse...

Ora bem...! Bem dito!